quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Obras

CRONICAS DE VIAGEM, V.1
Esta série de crônicas revela as reflexões da grande autora acerca de diversas civilizações e culturas com que ela travou contato em numerosas viagens pelo Brasil e pelo exterior. Retratando suas experiências em países como Estados Unidos, México, Argentina, França, Bélgica, Holanda e Índia, Cecília Meireles confere às suas crônicas de viagem o mesmo estilo rico em lirismo e sensibilidade encontrados em sua poesia.



'Cânticos' reúne 26 poemas inéditos de Cecília Meireles, todos eles de caráter intimista e introspectivo, alguns com mote vinculado à eternidade e à auto-descoberta. Essa edição fac-similar permite ao leitor observar os manuscritos da autora, oferecendo a rara oportunidade de compartilhar alguns de seus processos de produção poética, além de apreciar os delicados desenhos que vai deixando em algumas das páginas.

ESCOLHA O SEU SONHOEscolha o seu sonho
“Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outra dimensões, é ampliar a orbita da vida.”
Um sopro de conspiração esfoliados nas faces,estão perdidos imerso na decadência, onde só propaga o dinheiro e a violência, na esperança desses sonhos adormecidos um dia talvez, sejam realizados e libertados. Enquanto esperam, ficam alojados no silêncio perpetuo da memória.
Na poesia de cada pedaço de voz, presa naquele papel. Expõe indagações e valores ignorados e silenciados pelo mundo. Resgatados na inspiração fluída desse livro, uma arte pintada nas misturas de cores que expressam um sorriso esperançoso de um possível despertar do mundo, ou apenas a resignação da constância limitada em que somos privados à decifrar.
As palavras de Cecília Meireles são gotas de chuva, que fluir e penetram no espírito alimentado-o com a água retirada da fonte de inspiração. Uma chuva de lembranças no instante do voar de uma borboleta.
“Os planetas assumem os lugares que lhe comportam, na ordem do universo, neste universo de enigmas a que estamos ligados e no qual por vezes nos arrogamos posições que não temos- insignificantes que somos na tremenda grandiosidade total
.”

Ou Isto ou Aquilo
´Ou Isto ou Aquilo´, livro de poemas de Cecília Meireles brinca com as palavras e encanta as crianças com sua sensibilidade, impressões e cores. Há muitos anos, é recomendado para uso nas escolas. É considerado um dos mais belos e importantes livros de poemas para crianças.

 

 

 

 

Romanceiro da InconfidênciaSinopse - Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

Extraordinária reconstrução do período em que ocorreu em Minas Gerais um dos mais importantes movimentos emancipacionistas brasileiros, o Romanceiro da Inconfidência extrai desse grande drama da História valores significativos para a constituição da consciência do nosso povo. Ao retratar um fato passado, Cecília Meireles trata de temas eternos através a musicalidade de seus versos, aspecto que, entre outros, revelam a grandeza desta obra



Antologia Poética Sinopse - Antologia Poética - Cecília Meireles
Esta antologia, publicada pela primeira vez em 1963, revela um precioso auto-retrato da escritora. Além de ser a sua primeira coletânea, foi também a única em que ela própria selecionou todos os poemas, retirados de diversos livros sua, além de poemas inéditos até aquela época.
Viagem /  Vaga música  Sinopse - Viagem / Vaga música - Cecília Meireles                                                                          Livros inaugurais da maioridade poética de Cecília Meireles, Viagem e Vaga música, publicados respectivamente em 1939 e 1942, inscrevem-se no panorama do modernismo brasileiro e assinalam sua singularidade - neles os elementos mais simples da existência adquirem significado simbólico.
Os Melhores Poemas de Cecília Meireles  Sinopse - Os Melhores Poemas de Cecília Meireles - Selecionados por Maria Fernanda - Cecília Meireles
"O que logo chama a atenção nos poemas de Cecília Meireles é a extraordinária arte com que são realizados. Nos seus versos se verifica mais uma vez que nunca o esmero da técnica, entendida como informadora e não simples decoradora da substância, prejudicou a mensagem de um poeta. Sente-se que Cecília Meireles está sempre empenhada em atingir a perfeição, valendo-se para isso de todos os recursos tradicionais ou novos" - Manuel Bandeira
Olhinhos de Gato  Sinopse - Olhinhos de Gato - Cecília Meireles
Com linguagem sofisticada, a autora procura desvendar sua infância em momentos de contemplação intimista e aqui e ali algum fato concreto, como as músicas que a ama cantarolava, os carroceiros vendedores de mercadorias, as vizinhas que conversavam pelas varandas, as brincadeiras de roda tão ao gosto das crianças de antigamente. Mas o que fica mesmo são as observações reflexivas sobre vida, morte e sensações. Os personagens não são nomeados, mas simbolizados com outros nomes.

Meus Primeiros Versos  Sinopse - Meus Primeiros Versos
Seleção de poemas de três consagrados autores - Cecília Meireles ("Ou isto ou aquilo"), Manuel Bandeira ("Berimbau e outros poemas") e Roseana Murray ("Qual a palavra?") -, que desperta no jovem o interesse pela poesia. Selecionada pela FNDE para o Programa Biblioteca na escola em 2001.




Flor de Poemas
Reunião de poemas dos principais livros da poetisa carioca, entre eles "Viagem", "Canções" e "Romanceiro da Inconfidência". Cecília Meireles escreveu uma poesia harmoniosa e inspirada em elevado misticismo. A seleção dos textos é de Paulo Mendes Campos.



 

Janela Mágica

Sinopse - Janela Mágica - coleção veredas - Cecília Meireles

Janela Mágica - Um profundo mergulho dentro de nós mesmos.
Uma seleção das melhores crônicas da grande poeta Cecília Meireles.Ela fala de tudo,como se expusesse a alma ante nossos olhos:reflexões sobre a vida,a morte,o materialismo,o egoísmo,a crueldade,o esvaziamento do Natal...Tudo,enfim,sobre a condição humana.


Poesias
Sinopse - Poesias - Para Gostar de Ler - vol. 6

Idioma: Português. Assuntos Abordados: Literatura Brasileira: Poesia. Poemas.Resenha: Quatro poetas com estilos diversos - Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa, Mário Quintana e Vinícius de Moraes - levam o leitor por uma viagem pelo mundo das palavras através dos olhos dos poetas.





 


 

 

Mar Absoluto / Retrato Natural

Sinopse - Mar Absoluto / Retrato Natural - Cecília Meireles

O clima de segunda guerra mundial afundou Cecília nos versos de Mar Absoluto (1945). Características: virtuosismo verbal, musicalidade, preferência por versos curtos, delicadeza e espiritualidade. Melancolia que se manifesta na preferência por temas como solidão, fugacidade do tempo, resignação diante da falta de sentido da vida. Abstração, atmosfera de sonho e tom intimista.




Cecília de BolsoSinopse - Cecília de Bolso - Cecília Meireles

Organização e apresentação de Fabrício Carpinejar. "Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. Irmãos das coisas fugidias não sentem gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento. Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço,– não sei, não sei. Não sei se fico ou passo. Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo:– mais nada." ("Motivo") Este volume reúne 157 poemas de Cecília Meireles (1901-1964), uma das grandes vozes da poesia em língua portuguesa de todos os tempos. "Motivo", "Retrato", "Epitáfio da navegadora", "Canção excêntrica", "Reinvenção", "Ou isto ou aquilo" – o leitor encontrará aqui estes e outros poemas inesquecíveis da mais lírica poeta do modernismo brasileiro, que cantou como ninguém a reinvenção da vida e a serenidade frente à passagem do tempo.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário